Boas Festas

O Corga da Chã em "A hora de Baco"

O Corga da Chã em "A Hora de Baco" - Informação

O programa de vinhos "A Hora de Baco" vai transmitir hoje dia 21 de Outubro pelas 23:30 horas na RTP-N uma reportagem sobre a Corga da Chã. "A Hora de Baco" tem mostrado ao longo de mais de dois anos como são feitos alguns dos melhores vinhos produzidos em Portugal, as principais castas utilizadas, os utensílios adequados ao vinho e as tendências que segue um dos mais significativos sectores da economia nacional.
A não perder...

Nectar, Setembro de 2007, pág. 80


Nectar, Setembro de 2007, pág. 81


Corga da Chã 2007 - Vindimas

Foi no penúltimo dia de Setembro que se realizou a primeira de duas vindimas na quinta da Corga da Chã. Um verão incaracterístico fez com que se atrasassem os trabalhos em 15 dias comparativamente a anos anteriores.
A qualidade das uvas era muito boa e o álcool previsto ronda os 12º.
Ainda não existem certezas no que diz respeito aos produtos que vão ser lançados no mercado em 2008 mas a expectativa é a de que a qualidade do Corga da Chã vai estar ao nível dos anos anteriores.

Revista dos Vinhos, Agosto de 2007


Revista dos Vinhos, Agosto de 2007




Corga da Chã Arinto - Notas de prova

"Limpo, citrino intenso no aspecto, nariz exuberante com notas florais doces à mistura com fruto de arvore bem maduro. Boca volumosa, equilibrado na acidez, fruto fresco, final agradável longo e persistente."

Jorge Sousa Pinto

Corga da Chã Trajadura - Notas de prova

"Vivo e especiado no nariz com notas abundantes de casca de toranja. Na boca mostra algum corpo, fruto bem maduro, gás a dar a textura picante, final seco e agradável"

in Revista dos vinhos

Jornal Público, 28 de Julho de 2007


Revista Nectar, Junho de 2007

Maria do Carmo Tavares da Costa galardoada com ouro
pelo Arinto da Corga da Chã

Jornal Novas do Vale do Sousa

Jantar de apresentação do Corga da Chã - Fotografias

Cartaz

Jornal de Notícias, 19 de Julho de 2007


Feira do Vinho Verde 2007 - Fotografias

Feira do Vinho Verde 2007 - Relato

Durante três dias de intensa animação, milhares de visitantes passaram por Castelo de Paiva, na 10º Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, que continua a manter o objectivo inicial, relacionado com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região. Na cerimónia de abertura, presidida pela deputada do Parlamento Europeu, Elisa Ferreira, o presidente Paulo Teixeira, evidenciou a sua satisfação pela projecção que o evento já conseguiu atingir numa década de existência, ao afirmar-se cada vez mais na região dos vinhos verdes, realçando que o certame, "para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “ corpo e alma “ ao sector da vinha, representa uma excelente oportunidade de promoção e de negócio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das nossas Juntas de Freguesia e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber". O edil paivense não deixou de se regozijar com os prémios recentemente conquistados pelos vinhos do concelho, um bom argumento para o sucesso desta edição da feira e um motivo de esperança num futuro melhor para todos os viticultores da Sub Região de Paiva, que podem agora expandir a comercialização, potenciando a qualidade dos vinhos aqui produzidos. A jornada de abertura ficou marcada pela presença de figuras emblemáticas do futebol, da politica, da moda, da TV e do mundo do espectáculo, como Toni, antigo treinador e jogador do SL Benfica, João Pinto, ex-jogador do FC do Porto, a ex-atleta Aurora Cunha, o dirigente Manuel Serrão, do Portugal Fashion e da ANJE, o deputado europeu Silva Peneda, para além de Costa Amorim e Luís Montenegro, deputados da Assembleia da República, entre outras personalidades e autarcas. Na tarde de Sábado, foi a vez do Embaixador da Rússia em Portugal, Pavel Petrowsky, visitar o concelho e ficar a conhecer a grandeza do certame e a dimensão do sector vitícola em Castelo de Paiva, tal como Filipe Menezes, autarca de Gaia, que esteve nas jornadas gastronómicas de Sábado à noite. Em evidência nesta feira esteve, sem dúvida, a Quinta da Corga da Chã, na freguesia do Paraíso que arrancou as melhores distinções para o concelho, com um Verde de Ouro para o seu vinho verde arinto, e um Verde Prata para o seu vinho verde trajadura.

Feira do Vinho Verde 2007

























O Corga da Chã vai marcar presença na 10ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato em Castelo de Paiva.

Esplanada em destaque - Arouquense


A casa Arouquense, simpática esplanada, situa-se no centro histórico da vila de Arouca junto ao Convento. Desde sempre famosa pelos seus petiscos, apostou no Corga da Chã que actualmente é o seu vinho verde de referência.

Restaurante em destaque - Casa no Campo

















A Casa no Campo é um bonito restaurante propriedade do casal Tavares. Situa-se perto da vila de Arouca na encosta da Serra da Freita. As especialidades gastronómicas são o bacalhau na broa, o cabrito assado e a posta arouquesa. Quem aqui se deslocar pode disfrutar de uma paisagem ímpar e da simpatia dos seus donos. O Corga da Chã foi desde sempre acarinhado neste espaço e hoje é o seu vinho de referência.
Contactos: 256 941 900 ou 918 528 946

Corga da Chã - Reconhecimento do Município

"Grande destaque merece a Quinta da Corga da Chã, na freguesia do Paraíso, que de uma assentada, arrancou as melhores distinções para o concelho, com um Verde de Ouro para o seu vinho verde arinto, e um Verde Prata para o vinho verde trajadura."
"Paulo Teixeira, também evidenciou o seu agrado por estas distinções, realçando a necessidade de se apostar numa forte politica de marketing para se projectar os vinhos de Castelo de Paiva ajudando a consolidar mercado e a garantir prestígio no sector."

Câmara Municipal de Castelo de Paiva

O Concurso da CVRVV 2007 na imprensa

Os néctares tocados por Midas (...)Ao todo foram 14 vinhos contemplados com o galardão supremo, o Verde Ouro. São eles: «Ferreirinha», «Quinta do Ferro», «QL – Alvarinho», «Corga da Chã – Arinto», «Entre Margens – Avesso», «Casa de Oleiros – Azal», «Quinta de Gomariz – Espadeiro», «Quinta de Gomariz – Loureiro», «Quinta de Gomariz – Padeiro», «Dona Raquel – Trajadura», «Quinta da Samoça – Vinhão», «Quinta de Gomariz», «Adega Cooperativa de Ponte da Barca» e «Varanda do Conde».(...)

O Primeiro de Janeiro, 1 de Junho de 2007.

Lista dos melhores Vinhos Verdes de 2007

Já está publicada no sítio oficial da CVRVV a lista dos melhores verdes de 2007 (colheita de 2006).

Corga da Chã Arinto- Medalha de Ouro

O Corga da Chã foi a grande revelação no mais importante concurso de vinhos verdes realizado ontem na Casa da Música, tendo obtido a medalha de prata com o seu Trajadura e a medalha de ouro com o seu Arinto. O concurso, que teve a maior representação de sempre e uma projecção mediática inédita, retira o Corga da Chã do anonimato e transforma-o num vinho imprescindível em qualquer garrafeira. Resta dizer que estes resultados não são fruto do acaso, são sim resultado de muito trabalho, dedicação e sobretudo de um grande amor.

Corga da Chã Trajadura - Medalha de Prata

Foi no dia 30 de Maio de 2007, às 20h00, no Restaurante Kool, na Casa da Música que o Corga da Chã recebeu a medalha de prata com o seu monocasta trajadura.
A responsabilidade desta proeza tem de ser dividida por muitas pessoas, mas existem duas sem as quais isto nunca poderia ter acontecido: António Cardoso Gomes e Manuel Tavares da Costa Cardoso Gomes.
Estiveram sempre presentes nas alturas de dificuldade e acreditaram, desde o início, que poderiam fazer um vinho de excelência. Na minha opinião já o tinham conseguido em anos anteriores, agora veio o reconhecimento.

Melhores Verdes 2007

A distinção dos melhores VerdesMelhores Verdes 2007 com número recorde de participantes
Com mais de 200 vinhos em concurso, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai distinguir, no próximo dia 30 de Maio, pelas 20h00, os Vinhos Verdes de maior qualidade. Este concurso, organizado anualmente pela CVRVV, pretende promover os vinhos e aguardentes da região, premiando os seus produtores. Com mais de 25 anos de existência, esta iniciativa pretende destacar os Verde Ouro, Prata e Bronze. Este ano, o número de participantes é o mais elevado da história do concurso.
Criado, inicialmente, para promover a qualidade dos Vinhos Verdes, nos últimos anos o concurso foi alargado ao Vinho Verde Espumante, Vinho Regional Minho e às Aguardentes da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Numa das maiores participações de sempre, destaca-se a presença de 98 Vinhos Verdes monovarietais, uma aposta crescente dos produtores, nomeadamente os brancos Alvarinho, Arinto, Azal, Avesso, Loureiro, Trajadura, o rosado da casta Espadeiro e o tinto da casta Vinhão.
Os vinhos são avaliados por um júri de 12 provadores, de forma anónima.
CVRVV